Dicas

DICAS E MACETES DE OBRAS E DE PROJETOS

1.13- ESFORÇOS NAS LAJES

Em nosso livro "Cálculo e Desenho de Concreto Armado", para calcular os esforços que agem nas lajes retangulares, adaptamos as TABELAS DE MONTOYA, que usam o mesmo princípio das TABELAS DE MARCUS e de CZERNY, isto é, equacionam e resolvem o problema igualando as flechas nas direções X e Y. As TABELAS DE MONTOYA são mais completas, oferecendo carregamentos variáveis além das cargas uniformemente distribuídas, e também detalham as lajes com bordas livres.

Para quem está interessado no método dos ELEMENTOS FINITOS para calcular lajes, ou em casos particulares de lajes apoiadas em apenas dois lados, lajes circulares apoiadas sobre pilares, lajes em forma de setor circular, lajes oblíquas ou trapezoidais, MONTOYA traz o cálculo dos esforços (momentos fletores e cortantes) e o detalhamento das armaduras a partir da página 544 de seu livro HORMIGON ARMADO, 14ª edição de 2000.

1.14- DIMENSIONAMENTO DE CALHAS

Post Image

1.15- Conheça o que há de melhor para o estudo e ajuste do orçamento de sua obra ou projeto:

http://www.engwhere.com.br

1.16- LEITURA DO BOLETIM DE SONDAGENS

Durante a execução da sondagem à percussão de simples reconhecimento do solo, procede-se o ensaio de penetração (Standard Penetration Test - SPT), que relaciona a resistência oferecida pelo terreno à cravação do amostrador TERZAGHI de 1 3/8" e 2" - diâmetros interno e externo respectivamente. Retirando-se as amostras, classifica-se o tipo do solo.

Post Image

Para baixar o arquivo de AutoCAD que contém a tabela acima, Clique aqui!

Durante a cravação do amostrador, anota-se o número de golpes necessários a fazer penetrar, individualmente, 3 trechos de 15 cm do amostrador, sendo o valor SPT aquele que corresponde à soma do número de golpes que fazem penetrar os últimos 30 cm (os dois últimos trechos de 15 cm).

A prática brasileira relaciona o SPT com a tensão admissível do solo:

A. Para fundações rasas, ponta de estacas ou base de tubulões:

- σadm = SPT / 50 (em MPa) ou σadm = SPT / 5 (em kgf/cm2) ou σadm = SPT / 0,5 (em tf/m2)

- evita-se o uso de fundações rasas, sempre que SPT < 3.

B. Para estacas pré-moldadas cravadas:

- a estaca atinge "néga" quando atravessa ∑ SPT > 65 ao longo de seu fuste;

- a estaca atinge "néga" com a ponta apoiada em SPT > 20.

Maiores detalhes, tais como "capacidade de carga do terreno, escolha do tipo de fundações, análise do fator custo" e muitos outros, encontram-se no livro "Cálculo e Desenho de Concreto Armado". Para obtê-lo, Clique aqui!