2. CARACTERÍSTICAS DO EDITOR VISUAL LISP
O editor tem por finalidade editar, depurar, testar e compilar arquivos AutoLISP.
Após carregado na memória, como explicado acima, estará visível na tela principal do Visual LISP a figura abaixo, com os elementos descritos a seguir:
2.1- MENU PULLDOWN (menu suspenso)
Para acessar os comandos do Visual LISP através de um clique do mouse no menu desejado, ou digitando a tecla Alt juntamente com a letra sublinhada;
Após carregado na memória, como explicado acima, estará visível na tela principal do Visual LISP a figura abaixo, com os elementos descritos a seguir:
2.2- TOOLBARS (barra de ferramentas)
Para se acionar rapidamente um comando, clicando no ícone correspondente;
2.3- JANELA DE CONSOLE (console window)
Pode-se digitar comandos AutoLISP, da mesma maneira que se faz na linha de comando do AutoCAD, e nela mesmo ver os resultados.
Esta janela também mostra mensagens de erros e possui vários recursos para edição de programas, como um menu pop-up para rápido acesso a comandos que veremos adiante, como Find, Inspect, Add Watch, Apropos, Symbol Service, etc. Sem sair dela, ainda podemos executar os programas ali listados.
2.4- JANELA DE EDIÇÃO (Text editor)
É o local onde se digita os códigos de programas na linguagem Lisp, DCL, SQL, C/C++ ou arquivos texto tipo ASCII . Também formata textos, verificando a integridade dos parênteses, possui um código de cores para fácil identificação; executa expressões AutoLISP, manipula arquivos e possui um menu pop-up para buscas e formatações avançadas (Apropos), fornece ferramentas de Debug, comando Check para erros de sintaxe, coloca pontos de interrupção na execução de um programa (Breakpoint), examina o programa passo-a-passo (Step), monitora o resultado de expressões (Add Watch) e ainda disponibiliza comandos como Break on Error e Step Once.
2.5- STATUS BAR (barra de status)
Está localizado na base da tela, e registra tudo que está acontecendo no editor.
2.6- TRACE WINDOWS (rastreador)
Além de mostrar várias informações, relata mensagens quando acontece um erro durante o carregamento do programa na memória.
2.7- BUILD OUTPUT
A janela mostra mensagens relativas a erros de sintaxe na listagem digitada na janela de edição (testacheck.lsp), após termos acionado o comando Check Text in Editor do menu Tools , ou clicando no botão (Check edit window) da toolbars.
Após um clique duplo sobre a mensagem de erro, o Visual LISP ativa a janela de edição, posiciona o cursor no início da linha onde está a expressão portadora do erro e a ilumina, para que você tome conhecimento e faça as correções necessárias.
Neste exemplo o erro foi causado pela falta do agrupamento através da função progn, que deve ser usada quando há mais de um resultado numa mesma condição (then e else) do comando if.
Este recurso é um dos mais importantes do Visual LISP, possibilitando localizar rapidamente erros de sintaxe no programa. Infelizmente ele não detecta "todos" os erros de sintaxe que podem ocorrer. Para resolver este problema existem outros recursos neste editor, que veremos adiante.
Obs.: É comum editarmos várias rotinas ao mesmo tempo (.lsp, .dcl, .txt, etc.). Se você deseja manter estas rotinas "abertas" em um futuro acesso ao Visual LISP, não feche (Close ou Close All) nenhuma rotina; salve-as e simplesmente saia do editor clicando em Exit do menu File.